quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Considerando que o nosso projeto foi desenvolvido com uma finalidade de exercício, percebemos que há conceitos relacionados aos componentes curriculares de: Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ensino Religioso e Arte.
  • Na área da Matemática buscamos mobilizar habilidades e conceitos da geometria; 
  • na área da Linguagem a comunicação através da produção de textos, interpretação e compreensão; 
  • na área das Ciências Humanas podemos salientar as questões culturais, a historiografia regional, a geografia humana e econômica; 
  • o aspecto do lazer e da ocupação do tempo ocioso com uma produção artesanal, evidencia uma característica de apoio à saúde mental e mesmo social, podendo aplicar esses conhecimentos na área da produtividade e assistência; 
  • a Arte está relacionada ao produto propriamente dito, empregando a criatividade, a criação, a estética e a habilidade manual. 
Enfim, aprendemos que um simples projeto de costura pode se tornar um elaborado projeto pedagógico, desenvolvendo habilidades que são fundamentais para o que tanto se almeja, que é a formação integral do sujeito.
O mais interessante foi perceber, ao final, que partindo dos interesses pessoais, é possível compor uma série de aplicações de conceitos com sentido e funcionalidade.

2 comentários:

  1. Achei interessante a parte da postagem onde colocam que em interesses pessoais é possível adequar à conceitos pedagógicos, oiu seja, assuntos que aparentemente "não tem relação com nada,tem relação com tudo".
    Abraços
    Alice

    ResponderExcluir
  2. Ju,
    Como é gostoso descobrir que sempre podemos aprender, respeitando o interesse de todas as pessoas.

    ResponderExcluir